terça-feira, 21 de junho de 2011

Há ja 7 anos dos 16 em acção no teatro.

  •  Foi ainda no Jardim infantil 17 de Setembro que por incentivo das vigilantes começou a desenvolver-se o gosto pela representação.
  • Em 1997 a 20 de Abril, com um grupo de amigos da minha rua criei o Grupo de Teatro PICANTES-TEATRO. Hoje são outros frente aos destinos do grupo, antes foram alunos.
  • Em 2000 com a minha equipe criei o projecto teatro nas escolas, e assim fomos ensinando as crianças nas escolas a fazerem teatro num pais em guerra, andamos por angola e passamos pela catedral do teatro angolano o TEATRO AVENIDA, e fomos desenvolvendo a nossa arte, pelas trocas de experinecias e pequenas formações.
  • E 2005 para dar ciência a arte de representar, fui atrevido e levei a minha equipe a criarmos o projecto CINE TEATRO, noites de teatro convencional no Kuanza Sul, era preciso quebrar a limitação do teatro comunitário, que pouco exige da criatividade artística, começamos num restaurante a olhos de quem come, e acabamos numa sala cheia de pessoas, a sonharem e desfrutarem das obras que apresentávamos.Trabalhávamos todas as segundas, fui buscar livros e mais técnicas para a equipe melhorar o nosso trabalho, novos grupos surgiram para nossa alegria.
  • Em 2005 ainda criamos o TEATRO NAS ESCOLAS, até hoje os nossos antigos alunos ensinam teatro a quem quer nas escolas do Sumbe.
  • Em 2000 fomos a radio com historias infantis.
  • Em 2007 Já vivendo em Luanda criei a GLOBO NGUNZA, e assim com uma nova equipe direccionei a minha vida na luta pela formação e divulgação artístico cultural e vou andando pelo mau pais formando grupos e capacitando jovens até a data, formei-me, e tenho enorme prazer em ver crescer uma nova historia no trabalho colectivo dos grupos que tem tantas dificuldades mais muita vontade de fazer arte.
  • Sem escolas. comida. tudo para serem frustrados e viciados, estes jovens encontram no teatro, uma direcção e um rumo para as suas vidas, muitos casados, mestrados, e nós sempre ensinando e promovendo a arte nas vidas destes africanos de angola.
  • pelo meu punho obrigado a todas as gerações de amigos e bem vindo voçe que chega!                                                             EDILSON JORGE
  

Sem comentários:

Enviar um comentário