domingo, 26 de junho de 2011

Cidade Parada!..Picantes-teatro com a Direcçâo de Edilson Jorge.






                                     
E o espectáculo continua, Cidade Parada! é uma comédia que vem satirizar a monotonia e as politicas de gestão das cidades do Interior de angola, cinco amigos( Boy Mira, Galileu, Santana, Guilhermina, Cowboy) reunidos em casa de Boy Mira, discutem e vivem todas as experiências porque passam as populações das cidades paradas...
EQUIPE TÉCNICA:
Direcção artística - Edilson Jorge
Tema original - Francisco Sales
Encenação - Almirante Marciano
Logística - Twss Paulino
Transporte - Aristides de Jesus
Maquinagem e caracterização - Edna do Amaral( Kaluma) e Lú.
Iluminação - Mazurezo, Nejó, Nelo Paz.
Apoio técnico - Milton Jorge
Alimentação - Iolanda( Susana Vieira).
Bilheteira - Procurador, Hamilton.
Publicidade e patrocínio - Majana Documentos e prestação de serviço/ GLOBO NGUNZA.

Uma homenagem ao Aristides de Jesus, que entrou no colectivo aos 12 anos de idade e hoje com 22, por motivos profissionais, vai ausentar-se do Time, passando a colaborador.

Ainda continuaremos a sonhar com uma era em que a arte poderá ser o nosso único emprego, e não sermos forçados a fazer o que não queremos para comer... 

terça-feira, 21 de junho de 2011

Há ja 7 anos dos 16 em acção no teatro.

  •  Foi ainda no Jardim infantil 17 de Setembro que por incentivo das vigilantes começou a desenvolver-se o gosto pela representação.
  • Em 1997 a 20 de Abril, com um grupo de amigos da minha rua criei o Grupo de Teatro PICANTES-TEATRO. Hoje são outros frente aos destinos do grupo, antes foram alunos.
  • Em 2000 com a minha equipe criei o projecto teatro nas escolas, e assim fomos ensinando as crianças nas escolas a fazerem teatro num pais em guerra, andamos por angola e passamos pela catedral do teatro angolano o TEATRO AVENIDA, e fomos desenvolvendo a nossa arte, pelas trocas de experinecias e pequenas formações.
  • E 2005 para dar ciência a arte de representar, fui atrevido e levei a minha equipe a criarmos o projecto CINE TEATRO, noites de teatro convencional no Kuanza Sul, era preciso quebrar a limitação do teatro comunitário, que pouco exige da criatividade artística, começamos num restaurante a olhos de quem come, e acabamos numa sala cheia de pessoas, a sonharem e desfrutarem das obras que apresentávamos.Trabalhávamos todas as segundas, fui buscar livros e mais técnicas para a equipe melhorar o nosso trabalho, novos grupos surgiram para nossa alegria.
  • Em 2005 ainda criamos o TEATRO NAS ESCOLAS, até hoje os nossos antigos alunos ensinam teatro a quem quer nas escolas do Sumbe.
  • Em 2000 fomos a radio com historias infantis.
  • Em 2007 Já vivendo em Luanda criei a GLOBO NGUNZA, e assim com uma nova equipe direccionei a minha vida na luta pela formação e divulgação artístico cultural e vou andando pelo mau pais formando grupos e capacitando jovens até a data, formei-me, e tenho enorme prazer em ver crescer uma nova historia no trabalho colectivo dos grupos que tem tantas dificuldades mais muita vontade de fazer arte.
  • Sem escolas. comida. tudo para serem frustrados e viciados, estes jovens encontram no teatro, uma direcção e um rumo para as suas vidas, muitos casados, mestrados, e nós sempre ensinando e promovendo a arte nas vidas destes africanos de angola.
  • pelo meu punho obrigado a todas as gerações de amigos e bem vindo voçe que chega!                                                             EDILSON JORGE
  

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Formação de teatro no Sul de Angola.

 Em colaboração com o grupo PICANTES do Kuanza-sul, e a GLOBO NGUNZA, fomos a um encontro sobre reflexão do actual estado do teatro naquela província.
Tivemos quase quatro horas de debates e acertos, com o palestrante: Edilson Jorge.
estiveram ainda no encontro os Senhores: Gonzaga Neto representante do ministério da cultura e da UNAC( União Nacional dos Artistas e Compositores), Aristides de Jesus( Coodernador do grupo Picantes) e grupos representantes de todos os municípios que se deslocaram a capital para o encontro, a citar alguns nomes:

 Tunga Laye
Nova Lua
Kimboliombenbwa
Tchissola
Astros
14 de Abril
Picantes...
o encontro decorreu no espaço de ensaios do grupo Picantes sob coordenação de Twss Paulino, Francisco Sales, Almirante Marciano, Jandira e Belinha, Nejó... a equipe que organizou e aprontou tudo desde viagens, hospedagem e estadia.



acordou-se a necessidade de uma associação que defenda os direitos da classe, a realização de formações e festivais que promovam o intercâmbio. Por ser o mais antigo o Picantes e a GLOBO NGUNZA  realizaram mais uma oficina de formação para actores, encenadores e produtores numa primeira fase do projecto.