O carnaval é uma ideia que nasceu para que as pessoas podessem sair as ruas num dia diferente de outros e mascarados a sua meneira e escolha, e cantassem livremente, dancassem e emfim, o ser criança em 24 horas e mostrar outras personagens.
o nosso carnaval em engola, saia as ruas com os seus grupos e dançavam de porta em porta, trazendo a sua alegria e folia, lembro agora da musica de Ruca Van Dunem: Manhã de Domingo que ilustra muito bem os nossos carnavais de a bem pouco tempo. todos cacimbados, mal vestidos, com os pes cansados e famintos, mas dançando com ar feliz. para quem ja foi ver o carnaval no interior do país, lembra-se dos Tchinganji, figuras culturais que metiam medo as crianças, o velho Sanji que era o organizador do seu grupo, e era o que recolhia o dinheiro depois de o grupo parar numa casa e mostrar a sua alegria nas dancas e canções bem engalanadas.
os miudos corriam atras dos grupos pela cidade afora, todos cantavam e dancavam a alegria do carnaval, viamos os nossos pais vestidos de forma diferente e a festa terminava tarde, nos bairros e musseques , ou nas farras nas cidades que nos levavam ate a quarta feira, o dia de encerrar o carnaval.
na minha terra tinha um bloco de animação do Instituto nacional de petroleo, que tinha um grupo criativo fantastico que se exibia com cores vivas, e parecia mesmo carnaval de uma angola do futuro, com Nelson Mandela a sair da cadeia e outras personagens vivas.
é uma pena, hoje os miudos ficam em casa indiferentes ao carnaval, ja não voltam para casa de noite a cheirar sovaco e com um dinheiiro no bolso que aquele tio que encontramos no desfile nos deu.
que saudade do carnaval da vitoria na banda, o carnaval precisa revolucionar-se e ser novamente o nosso carnaval de rua.
Sem comentários:
Enviar um comentário