Resolvo hoje falar um pouco do meu lado empreendedor, sempre fui metido nesta de liderar e com a experiência que venho conquistando nos vários projectos que desenvolvi, desde o ano passado em Maio que me aventurei no mundo empresarial criando uma loja de soluções gráficas e informática.E descobri o quanto as politicas de ensino em Angola a nível universitario perdem por não despertarem nos estudantes a necessidade de criarem seus próprios empregos em vez de ficarmos todos sentados a espera de um concurso publico estatal para preenchermos uma vaga na função publica!
E ainda percebi que podemos fazer frente a pobreza e a falta de emprego se darmos possibilidades de jovens se iniciarem no ramo empreendedor , claro com uma politica de apoio financeiro do estado e de legislação que possibilita a incercão e o inicio da actividade aos novos empresários de forma eficaz e sem a grande burocracia que se instala no aparelho do estado. O controle das multinacionais estrangeiras que vem já com a sua mão de obra , também tem sido uma das causas que afastam e levam pequenas empresas a falência, e sem pensarmos que são marcas nacionais.
Os impostos são do piorio! Avultados e elevadíssimos, e com a corupção que se instalou, perguntem ao fiscal Matos que anda sempre a rondar la na loja a espera de mais um papel de um imposto qualquer para ganhar umas granas.
Mas ainda assim tenho falado para muitos kambas o quanto é bom empreender, e que podemos tirar das ideias que nos andam na cabeça e nos lançarmos ao mercado nesta longa viagem cheia de aventura, estarei aqui para contribuir com a experiência de um ano que já adquiri e outras que vou adquirindo. VIVA O EMPREENDEDORISMO porque gera empregos e sustenta a nossa economia. VAMOS apoiar as pequenas empresas e os jovens que se lancam sem medo rumo a uma nova realidade social.